• Dr. Manuel Barrios

STUDIO INVISALIGN®, TECNOLOGIA 100% DIGITAL E PREVISÍVEL.


Imagine usar um aparelho ortodôntico que não possui bráquetes, metal e é praticamente invisível, essa possibilidade já existe e, chama bastante atenção de quem procura por tratamentos ortodônticos. O Invisalign, como é popularmente conhecido, é um método inovador que foi desenvolvido na Califórnia/Estados Unidos.


Diferentemente dos tratamentos ortodônticos tradicionais, o sistema Invisalign tem uma característica marcante: a de não utilizar bráquetes, e sim, alinhadores transparentes, praticamente imperceptíveis e removíveis, para corrigir a posição dos dentes. Trata-se de uma ortodontia digital feita através de um escaneamento das arcadas dentárias com um equipamento com tecnologia de ponta, o iTero.

O iTero é um scanner intraoral que faz cerca de seis mil fotos por segundo, dando maior precisão das imagens geradas. Após a coleta das imagens pelo scanner, é feito um planejamento digital do sorriso e, o software do Invisalign, produz um filme chamado Clincheck, uma animação em 3D de correção da maloclusão do paciente em poucos minutos. Assim, já saberá, na hora, quanto tempo vai durar o tratamento ortodôntico, bem como, o número de placas Invisalign que serão necessárias para que o tratamento seja efetivo. Os alinhadores são produzidos com uma espécie de plástico desenvolvido especificamente para esse fim, sendo estes extremamente flexíveis para facilitar o encaixe. Eles são produzidos pela Invisalign USA e distribuídos em todo mundo. O segredo para eficácia do tratamento é utilizar as placas durante 22 horas/dia. Ou seja, é preciso utiliza-lo praticamente durante todo o tempo, exceto, para fazer as refeições, necessitando ser trocado a cada duas semanas.


Além disso, é recomendável retirar ao tomar bebidas como café, chimarrão ou vinho tinto, pois, pode manchar.

Ao finalizar o tratamento, o paciente recebe uma contenção, semelhante ao alinhador, porém mais rígido, para usar durante a noite, por tempo indeterminado.

TECNOLOGIA PROPEL® ASSOCIADA AO INVISALIGN®

Outra tecnologia é o Propel, desenvolvido no Vale do Silício, nos Estados Unidos. É um método que tem como finalidade diminuir a duração do tratamento, estimulando a vascularização sanguínea óssea e, consequentemente, o movimento dentário. Assim, diminui em até 70% a duração dos tratamentos com Invisalign. “Ou seja, se antes teria duração de sete meses com Invisalign, associado ao Propel será de 70 dias”, explica a Dra Rosane Tissiani, pioneira no Brasil em associar as duas técnicas. Existem duas formas de utilizar o Propel: o ortodontista utiliza uma ponteira, que faz uma espécie de acupuntura na região entre as raízes dentárias. Outro, mais recente, é por meio de uma placa vibratória que estimula a vascularização. “É um procedimento totalmente seguro e previsivel”.

12 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon