• Dr. Manuel Barrios

SORRISO, UMA ARMA PODEROSA CONTRA A DEPRESSÃO


Catharina Choi, Miss Mundo Brasil 2015, paciente Dr. Manuel Barrios

Pesquisas recentes comprovam que boas risadas, fruto da alegria e descontração, podem ter o efeito de uma sessão de ginástica, pois provocam a liberação de substâncias do grupo das endorfinas, que possuem uma potente ação analgésica, e ao ser liberada, é responsável pela sensação de agradável conforto, de bem-estar, de felicidade, de melhor humor e de alegria.

O sorriso tem o poder de ativar a produção de endorfinas e é tão eficiente quanto o relaxamento, a meditação, a concentração e os exercícios físicos.

Você sorri naturalmente nos momentos em que está feliz ou prestes a rir, portanto imagina-se que movimentar os lábios no sentido de um sorriso deva deflagrar uma resposta feliz.

Quando uma composição ou um grupo de músculos se contrai, em uma determinada forma e direção, com uma intensidade específica, como é o caso do sorriso, o cérebro recebe esta informação e responde ativando a produção de endorfinas. Use seu sorriso como um apagador de sentimentos negativos. Quando um pensamento negativo surgir, afaste-o com um sorriso.

É por essa razão que só um esboço de sorriso, ou seja, um afastar de lábios esticados para os lados -tipo sorriso Monalisa- não garante essa produção bioquímica. Ela só se efetiva quando rimos com vontade, de dentro para fora, um sorriso grande, algumas vezes sonoro, ou seja, o sorriso em forma de riso, até mesmo de gargalhada.

Quanto vale o encanto de um sorriso? As portas diante dessa poderosa arma se abrem com mais facilidade, o desamor muitas vezes cai por terra com o seu inquestionável poder de força.

O sorriso é a expressão mais explícita do bom humor, da positividade e da felicidade.

37 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon