• Dr. Manuel Barrios

PREVINA-SE: SORRISO BONITO E SAUDÁVEL NO VERÃO!

O verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro. Nesse período de dias quentes e longos feriados, nossa rotina alimentar e os nossos cuidados com a saúde bucal tendem a piorar, porém, com pequenas mudanças, o seu sorriso chegará em perfeitas condições à próxima estação.

Os adultos e, principalmente, as crianças ficam mais expostas a alimentos cariogênicos, pois acabamos ingerindo mais sorvetes, refrigerantes, as crianças –principalmente- comem mais doces e salgadinhos. O acúmulo de restos de alimentos e a ingestão frequente de bebidas ácidas e alcoólicas ( refrigerantes, cervejas, espumantes) tornam o ambiente bucal mais suscetível ao desenvolvimento de cáries, gengivites e doença periodontal, sem falar que longos períodos sem higienização, elevam as possibilidades de aparecimento de mau hálito.

Importante a ingesta de muita água ao longo do dia, pois, ajuda a promover a correção do PH (índice de acidez) bucal. Toda refeição torna o pH da boca ácido, ainda mais com esses alimentos de verão. A água, torna o pH básico e diminui a ação das bactérias que causam a cárie. É importante também alimentar-se com alimentos fibrosos, eles têm uma ação “detergente” na boca. Vale destacar a melancia, o melão, o pepino, a cenoura crua, o brócolis, a maçã e o morango. Além de serem de fácil acesso, esses alimentos conseguem reduzir a gordura e acúmulo de restos de outros alimentos que aderem aos dentes.

Nunca deixe de levar na bolsa, mochila ou no carro, um kit de higiene bucal com escova, creme e fio dental. Sempre que possível, faça um bochecho para retirar o excesso de açúcar e reduzir a acidez.


Outro cuidado essencial são os lábios, a principal causa do câncer dos lábios é a exposição aos raios solares ao longo de toda vida. Esse contato com os raios ultravioletas do sol é acumulativa e os danos podem demorar décadas para acontecer, mas quando acontecem são mais frequentes em pessoas brancas e nos lábios inferiores. Se proteja também usando filtro solar, chapéus, bonés e viseiras, pois, dessa forma o rosto fica protegido.

Vamos nos preocupar com o corpo, mas também não esqueça do seu sorriso. Antes de sair em férias ou na volta delas, procure seu Cirurgião-Dentista para que ele possa avaliar o estado de saúde de seus dentes, gengivas e lábios. Feliz verão, ótimas férias e sorria muito!

34 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon