• Dr. Manuel Barrios

OS HOMENS PODEM E DEVEM SORRIR


"Meus pacientes do sexo masculino estão na faixa etária entre 20 e 70 anos, hoje são cerca de 60% dos meus pacientes, o que demonstra que a preocupação com a beleza e saúde do sorriso não tem idade nem sexo. Quando descobrem uma solução para seu problema odontológico, são muito cooperativos e exigentes nos tratamentos estético reabilitadores”.

Os motivos para isso são variados. A primeira delas, é o mercado de trabalho; existe uma cobrança do mercado de trabalho que os homens estejam com uma aparência sempre saudável e chega a ser pré-requisito para contratações em algumas empresas. Juntamos a isto, o aumento na expectativa de vida, que fez com que estes procurem uma forma de chegar e passar pela terceira idade com saúde e sorriso em dia; além disso, ressalto a importância de um belo sorriso na arte da “conquista”. Numa pesquisa realizada na Universidade de Aberdeen(Escócia) os pesquisadores chegaram à conclusão que na hora da conquista não é necessário que o homem seja fisicamente atraente, é preciso simplesmente olhar nos olhos e sorrir. Pode parecer uma coisa simples, mas muitos não conseguem fazê-lo, seja por vergonha, medo ou desconforto com a aparência do sorriso.


A odontologia vive um momento intenso na busca da perfeição dos tratamentos estéticos, consequentemente os pacientes buscam uma estética cada vez mais natural, principalmente os homens, que ainda tem receio de dizer ou que as pessoas notem que fizeram qualquer modificação estética. Nesse contexto, as facetas laminadas em porcelana conquistaram um espaço de prestígio na Odontologia restauradora, pois possibilitam resultados extremamente naturais e com boa preservação de tecido dental. As facetas ultrafinas, também conhecidas como “lentes de contato” estão entre as mais populares, sendo procuradas pelos pacientes quando desejam modificar forma, posição, cor e textura dental. Obviamente, cada caso deve ser avaliado para que seja dada a devida indicação clínica.


Além das lentes de contato, o clareamento dental ainda é uma excelente escolha quando se deseja apenas melhorar a cor. A única limitação é sua natureza pouco previsível, sendo que nunca se pode dar ao paciente a certeza absoluta que o dente escuro irá clarear totalmente. As razões e tempo do escurecimento devem ser analisados, pois alguns produtos e restaurações pigmentam definitivamente o dente, necessitando de outros tratamentos associados. Quando existir ausência dental, o ideal é reconstituir a estrutura para corrigir as funções afetadas.


A melhor e mais duradora alternativa para reposição são os implantes dentários, que devolvem todos os mecanismos (mastigação e dicção) e contribuem decisivamente para a boa aparência do indivíduo que sofreu o prejuízo. Um sorriso bonito é fundamental para a primeira impressão que alguém pode passar, sendo diferencial nas relações interpessoais e também sinônimo de cuidado, higiene e status. Sendo assim, seja qual for o tratamento odontológico ou conjunto deles, o importante é que os homens estão frequentando mais os consultórios odontológicos, mesmo ainda não sendo a maioria, elevando através da estética a saúde bucal masculina.

49 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon