SORRISO GENGIVAL

Tratamento com associação de Cirurgia Plástica Gengival e Reposicionamento Cirúrgico Labial.

     O sorriso gengival alto surge por vários motivos. Erupção passiva alterada, hiperplasia gengival (gengiva crescida sobre os dentes), crescimento excessivo do osso maxilar e hiperatividade do lábio superior, por exemplo. O sorriso gengival expõem em demasia a gengiva por mecanismos diferentes que, se não forem compreendidos, podem induzir a cirurgias ou alternativas terapêuticas que não surtem resultados.

 

     As cirurgia plásticas gengivais tem duas abordagens terapêuticas, sendo a gengivectomia indicada para tratamentos estéticos em que apenas a remoção gengival é suficiente para nivelar e harmonizar as gengivas. Enquanto na gengivoplastia a abordagem cirúrgica torna-se um pouco mais invasiva e dá-se sobre toda a estrutura periodontal: gengivas, osso e ligamentos periodontais.

     Muitas vezes lança-se mão de procedimentos associados para um melhor resultado estético, como no caso de associar a cirurgia plástica gengival com o reposicionamento labial cirúrgico. Cirurgia esta, onde  remove-se uma faixa de mucosa localizada acima das gengivas, encurtando-a em até 10 milímetros e aproximando a mucosa que reveste a parte interna do lábio junto às gengivas, reposicionando assim o lábio superior. O resultado é imediato, inibindo a exposição excessiva da gengiva e o levantamento labial em demasia (uni ou bilateralmente, podendo ser utilizado para corrigir assimetria labial).

     Vale lembrar que ambas as técnicas são realizadas em consultório, utilizando anestesia local infiltrativa, com pouca ou nenhuma dor pós operatória, mas que requerem cuidados importantes no pós cirúrgico.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon