(51)35734858 (51)92862812

Facetas Estéticas

A faceta estética pode ser definida como uma lâmina de material estético aplicada sobre o dente a fim de modificar sua cor, forma, dimensão ou textura.

As facetas estéticas tornaram-se populares na década de 50, por serem utilizadas por famosos atores americanos. Naquele tempo, as facetas eram fixadas por pequeno período de tempo, devendo ser removidas, limpas e refixadas periodicamente. Atualmente, com o desenvolvimento dos materiais adesivos, as facetas estéticas podem ser consideradas tratamentos definitivos e de excelente longevidade.

As indicações das facetas são: dentes com alteração de cor em que o clareamento dental não obteve sucesso, dentes manchados por tetraciclina e fluorose,má formação dentária, alteração de forma, posição e textura, microdontia (dente demasiadamente pequeno), diastemas (espaço entre os dentes), pequenas fraturas e desgastes das incisais (sorriso invertido e envelhecido).  Pode-se indicar as facetas para a restauração de 1 dente, resolvendo um problema bem localizado ou mesmo de 6, 8 até 12 dentes de uma mesma arcada para a transformação e melhoramento do sorriso.  Estas lâminas aplicadas sobre o dente podem ser confeccionadas em cerâmica”porcelana” ou em resina composta. As facetas cerâmicas são produzidas em laboratório, enquanto as de resina/compósito inteiramente confeccionadas pelo Cirurgião-Dentista.

Faceta Laminada em Porcelana

A faceta ou laminado de porcelana(cerâmica) possui como vantagens a alta resistência à abrasão, dureza superficial, resistência mecânica, durabilidade e superior estética quando comparada à faceta de resina. Podem alterar de forma significativa o sorriso de uma pessoa e assim ajudar a melhorar a autoconfiança e a auto-estima.                                                                                    

Normalmente, é o segredo dos sorrisos arrebatadores que vemos nas telas de cinema e televisão.

Indicadas para clarear dentes manchados, fechar espaços (diastemas) entre dentes, corrigir pequenas distorções no sorriso sem uso de aparelho ortodôntico, reparar fraturas e imperfeições, criar um sorriso de aparência jovial e atraente.

A faceta estética de cerâmica é confeccionada em 3 ou 4 sessões. Na primeira sessão realizam-se as moldagens das arcadas para obtenção de modelos de estudo. Nestes modelos são realizadas as modificações do dente com cera(simulação). Este passo é chamado de planejamento do caso. A partir do enceramento, obtêm-se provisórios. Na segunda sessão, é realizada a anestesia dos dentes e procede-se o desgaste da estrutura dental, a fim de criar um leito para a peça de porcelana. Nesta mesma sessão o Cirurgião-Dentista realiza a moldagem do preparo e fixa os provisórios. Na terceira sessão as facetas de cerâmicas são provadas sobre os preparos e, caso estejam adequadas, podem ser fixadas definitivamente com cimento a base de resina. Caso as facetas necessitem de correção, voltam ao laboratório, sendo necessária uma quarta sessão para cimentação e acabamento final.


 

Faceta em compósito resina composta

As facetas de resina composta têm vantagens sobre as de cerâmica por preservar estrutura dental, uma vez que não há necessidade de desgaste da estrutura dental íntegra ou, quando o desgaste é necessário, é menor do que o necessário para facetas cerâmicas. Outras vantagens são menor custo, possibilidade de reparo e menor número de sessões para finalizar o tratamento. Dependendo da habilidade do profissional, a faceta de resina composta pode apresentar resultado estético mais natural do que a conseguida com cerâmica. No entanto, ao longo prazo, há tendência da resina perder o brilho e o polimento, situação revertida com uma visita ao dentista para repolimento e manutenção.

A faceta de resina composta é confeccionada em sessão única. Em caso de 6 ou 8 facetas, podem ser necessárias duas sessões, sendo a primeira para obtenção de modelos, enceramento e planejamento e a segunda sessão, longa, para confecção das facetas, ajuste da oclusão, acabamento e polimento.


Rua Quintino Bocaiúva, 699 | Moinhos de Vento | Porto Alegre RS | CEP 90440-051
Breve em novo endereço, no coração do Moinhos de Vento
Fone (51)35734858 e (51)92862812
CRO/RS-EPAO M 2148
CRO/RS-RT 18164
Caixa de Ideias